Não é fácil ser mulher, mas acabamos nos acostumando com tudo aquilo que já é regra e não dá para mudar e com aquilo que podemos fazer para melhorar.
Na época das cavernas, provavelmente lâmina de barbear não existia! Um shampoo ou condicionador, nem pensar! Imagina como deveria ser maravilhoso o mundo sem frescura? Cabelos ensebados, embaraçados, pernas cabeludas e debaixo das axilas...
Afinal, quem inventou da mulher se depilar?
Logo veio minha cabeça que deveria ser coisas de Cleópatra... E não estava ao enganada assim.
Ao me questionar sobre esse fato, fui pesquisar, e descobri que muitos sites e blogs falam sobre o assunto... Bom mas para que vcs não tenham que procurar, vou colocar o que eu descobri:
(e outros também)
Segundo li em alguns blog...
- São "cinco milhões de pêlos que crescem no corpo humano", sendo que A quantidade de pêlos numa mulher varia de acordo com o tecido hormonal de cada uma.
- 2000 a.C., as mulheres gregas arrancavam os pêlos com as mãos, ou queimavam-nos com cinzas quentes sobre a pele. A dor era tanta que as sacerdotisas dos templos de Creta ingeriam uma bebida forte, que entorpecia o corpo. Uma espécie de anestesia que evitava assim o sofrimento.
- Os homens já os removiam em 1.500 a.C, com um depilador, no mínimo nojento, feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga, trissulfeto de antimônio. Os romanos produziam depiladores, algumas das quais continham soda cáustica como destacado ingrediente.
- Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pêlos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente. Foi ela! A responsável pela depilação com cera quente! Os egípcios usavam estrato de sândalo, a argila e a cera de abelhas, ingredientes que dariam origem à depilação com cera tão em voga entre nós.
- Em alguns países da Europa, os pêlos são muito aceitáveis, o que não acontece no Brasil. Os homens começaram a se depilar para terem maior desempenho desportivo, no ciclismo e na natação.
- O primeiro instrumento usado para depilação de que há registro, foi inventado na Grécia antiga e dava pelo nome de Estrigil que consistia numa varinha de 16 a 30 centímetros de comprimento com a ponta curva. As mulheres passavam no corpo uma pasta à base de vegetais, cinzas e a argila, raspando posteriormente a pele com o Estrigil."
![]() |
| Etrigil romano, séc. I a.C. |
![]() |
| Este é uma botija de azeite e um estrígil que seria usado na Roma Antiga. |
![]() |
| O estrígil era um instrumento usado em antigos banhos gregos e romanos para raspar fora o suor da pele, os pelos e sujeira do corpo. |
- Mulheres muçulmanas, que tinham como hábito raspar o corpo todo, usavam um xarope espesso, composto de açúcar e sumo de limão, que, diziam, ajudava a extrair os pêlos.
- No século XX, porém, que a depilação se torna uma questão de higiene, bom gosto e elegância.
- Nos anos 20 e 30, a depilação era apenas feita nas pernas.
- No início da segunda metade do século, a depilação das axilas é a grande conquista, generalizando-se a prática da depilação.Apenas as mulheres naturistas mantêm tudo... ao natural.
- Finalmente, nas duas últimas décadas, a adesão passa a ser total.





Sou artista plástica e minha vida tem tudo haver com a arte. A arte em todos os sentidos. Até a arte de ser Mulher!
0 .:
Postar um comentário