Por que é que choramos tanto???



Quando eu era uma menina, minha sensibilidade era muito aguçada. Bastava falar algo que me magoasse e eu chorava. Ainda sou assim e não consigo me controlar. Fico chateada comigo mesmo, por não ter controle sobre minhas lágrimas.
Choro por que me magoam, por que não me entendem. por que me sensibilizo com alguma coisa que me contam, por assisti um filme triste, choro de tanto dar risada, por que houve uma injustiça, um incidente, choro por um nascimento, choro por uma morte, choro, choro, choro...
Mas por que?????
Eu li agora em um blog (agua na boca), ao buscar a solução desse mistério algumas coisas que fazem uma mulher chorar:

10 motivos para as mulheres chorarem tanto:
1º Porque estão de TPM, e tudo é motivo para chorar.
2º Porque viram alguma criancinha/animalzinho sendo torturado.
3º Porque acreditaram que alguma coisa ia acontecer e se enganaram.
4º Por causa de algum filme/novela – geralmente em cenas românticas.
5º Porque estão felizes.
6º Porque estão infelizes.
7º Porque não estão recebendo a atenção que desejam.
8º Porque a vida delas está sempre complicada demais.
9º Porque nenhum homem no mundo consegue entendê-las.
10º Por NADA.

É quase tudo o que eu escrevi...
Será que isso realmente é um defeito de fabricação?
E por que não acontece isso com os homens?

Lembro que meu irmão era muito chorão, e isso até irritava... E meu pai, como a maioria machista, dizia que homem que é homem não chora. Era coisa de maricas.
Até que ponto uma mulher gostaria de ver um homem realmente expressar seus sentimentos?
Uma pessoa a quem amei, disse que quando eu desisti dele, ele chorou muito.
Eu jamais imaginaria se ele não tivesse me contado. Vi meu irmão chorando por causa de um namoro acabado... Eu amo ver a figura de um homem chorando, não chorão, mas chorando por que está extravasando o seu sentimento.
Lembro também de um homem, que chorou só para não ser delatado por seu erro... o que chamamos de lágrimas de crocodilo. Esse tipo de pessoa eu desprezo.
Dizem que o choro de uma mulher quebra o coração de um homem. Mas eu prefiro as atitudes de mulheres fortes... Eu chego a orar para não chorar e me irrito muito por que não consigo segurar. Principalmente quando tenho a resposta na ponta da língua, a idéia formada e pronto para falar... ai me quebro... a boca entorta e o cérebro só fica imaginando na careta de choro que eu possa estar fazendo.
Enfim... Dizem que chorar é coisa de mulher... Que é capaz de chorar por nada.
Agora... chorar mesmo e´quando estamos gravidas... Ah Meu Deus!
Mas isso é uma junção de sentimentos de alegria, medo, incertezas com os hormônios, onde os níveis de estrôgenio e progesterona começam a se elevar mais...
Isso vai até o nono mês e quando o bebê nasce, nem sempre é só uma sensação de alegria, pois segundo estudos, há uma queda bruta e repentina de progesterona, o que pode causar melancolia. Claro que nada pode ser intenso, pois ai pode virar caso de médico.

Agora para terminar essa matéria que não me faz nem um pouco ser mais forte, coloco a música do Frejat - Homem não Chora... Para pensarmos mais sobre esse universo que parece forte, mas que no intimo é orgulhoso o suficiente para não demonstrar o quanto chora por dentro.

Homem não Chora - Frejat

Homem não chora
Nem por dor
Nem por amor
E antes que eu me esqueça
Nunca me passou pela cabeça
Lhe pedir perdão
E só porque eu estou aqui
Ajoelhado no chão
Com o coração na mão
Não quer dizer
Que tudo mudou
Que o tempo parou
Que você ganhou
Meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora
Esse meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora
Homem não chora
Nem por ter
Nem por perder
Lágrimas são água
Caem do meu queixo
E secam sem tocar o chão
E só porque você me viu
Cair em contradição
Dormindo em sua mão
Não vai fazer
A chuva passar
O mundo ficar
No mesmo lugar
Meu rosto vermelho e molhado..


Por Tita Marinho - a chorona!

1 .:

  1. Unknown disse...
    Nossa.....já chorei muito por todos os motivos citados a cima. Quando era mais nova, chorava muito mais, eu sempre gostava de uma pessoa e logo já sabia que essa pessoa não gostava de mim. Nossa chorava por muitos meses. Foi uma face na adolescência que me marcou muito.
    Mais exitem outros...... não ter atenção, TPM, as coisas não sair do jeito que planejei, na gravidez então.....Achei que fosse ter um treco de tanto chorar. Mais depois que tive a experiência de conhecer Jesus, isso passou um pouco já não choro com tanta frequência, eu chorava muito e por tudo. Hoje eu acho que meu choro tem mais qualidade rsrsrs.

Postar um comentário